Eu sempre fui uma pessoa bem desorganizada,
mas também sempre soube que não dá para viver desse jeito. Não gosto de fazer,
mas gosto da coisa feita rs. Para viver a vida adulta eu precisei aprender
alguns truques para deixar a minha vida mais fácil e agora eu vou listar aqui
os que mais dão certo na minha vida, alguns são aplicativos, outros são
planilhas e até mesmo um caderno e caneta. O importante é encontrar o método
que dá certo na sua vida. Eu preciso de um combo para não deixar a peteca cair
rs.
Posso dizer que já conheço o método há alguns
anos, mas apenas em 2019 que eu comecei a realmente usar e foi em 2020 que eu
encontrei a minha forma de usar. Antes disso eu queria muito imitar os vídeos
do YouTube. Lindo, porém eu não tinha disciplina para todo dia ficar fazendo
aquilo. Hoje o meu layout é bem mais simples. E eu consegui alinhas as minhas
expectativas quando eu comprei carimbinhos rs agora eu consigo ter coisas
bonitinhas e fazer tudo rápido. Na real, a gente só precisa de um caderno e de
uma caneta.
Eu preciso assumir que quando o assunto é
organização eu sou muito analógica, mas não dá para ser analógica e trabalhar
em grupo remotamente, né? Por isso que eu uso o Trello, dá para organizar todo
mundo sem precisar ficar trocando mil e-mails. Simplesmente amo a possibilidade
de arrastar as tarefas de coluna em coluna até que seja concluída.
Aprendi esse método há muitos anos quando
aprendi a traduzir. Consiste em dividir a tarefa em blocos de 25 minutos (tempo
que o molho de tomate, ou pomodoro rs, fica pronto) e dez minutos de descanso.
Nestes 25 minutos devemos dar atenção total à nossa tarefa sem usar celular,
redes sociais, telefones e outras coisas. É muito eficiente. E no período de
descanso podemos fazer o que quisermos, menos focar no trabalho. Eu carrego
esse método para a vida. Tem vários aplicativos para celular e computador.
Eu sou muito inconsistente nesse método,
geralmente recorro a ele quando o ritmo de trabalho está muito intenso e eu
preciso manter as coisas organizadas sem perder muito tempo. Esse método
consiste em acordar, se arrumar com uma roupa que não seja de dormir e tênis e
começar as atividades do dia, cada dia limpar uma área, fazer limpezas de 15
minutos em áreas definidas e de 2 minutos naqueles lugares que acumulamos a
bagunça. O método é lindo, gente. Eu que preciso dar um jeito em mim mesmo. Sabe,
a minha vida seria muito mais fácil.
Listas
Esse é o mais fácil, eu sempre listo as
coisas que preciso fazer ou os processos que precisam ser realizados. Se a
tarefa não é imediata, provavelmente eu colocarei no Bullet Journal, se for
imediata, como lista de compras, eu coloco em um bloquinho.
É isso que eu faço para tentar manter a minha
organização. Nem sempre eu consigo, mas quando vejo que estou me afogando no
mar da minha bagunça já sei para onde correr!!!!
Comentários